Paróquia Santa Rita de Cássia realiza nesta semana um Tríduo em Louvor ao Sagrado coração de Jesus. Será nos dias 26, 27 e 28 (terça, quarta e quinta-feira) durante a missa das 18h30.

O que é a devoção ao Sagrado Coração de Jesus

Na sexta-feira da semana seguinte à festa de Corpus Christi, a Igreja  celebra  a  Festa  do  Sagrado Coração  de  Jesus,  o  que  consiste na veneração do Coração de Jesus, do mais íntimo do seu amor.
A devoção teve origem na França,  com  Santa  Margarida  Maria Alacoque.  Jesus  apareceu  numerosas  vezes  para  a  Santa,  entre 1673  e  1675,  para  falar  sobre  a devoção  ao  seu  Sagrado  Coração, a  “grande  devoção”,  revelando  o desejo  da  festa  à  religiosa,  mostrando-lhe  o  “Coração  que  tanto amou os homens e é por parte de muitos desprezado”.
Nessas  aparições,  Ele  fez  12  importantes  promessas  para  quem fosse devoto, e desde então, muitos O veneraram, incluindo os santos. Santo Agostinho disse: “Vosso Coração, Jesus, foi ferido, para que na ferida visível contemplássemos a ferida invisível de vosso grande amor”.   São   João   Eudes,   grande propagador  desta  devoção  no  século XVII, escreveu o primeiro ofício litúrgico em honra do Coração de  Jesus,  cuja  festa  se  celebrou pela  primeira  vez  na  França,  em 20  de  outubro  de  1672.  O  Papa Clemente XIII aprovou a Missa em honra  do  Coração  de  Jesus  e  Pio IX,  dia  23  de  agosto  de  1856,  estendeu a festa para toda a Igreja.
São  João  Paulo  II  também  cultivou essa devoção e sempre a incentivou a todos que desejam crescer na amizade com Jesus. Em 1980, no dia do Sagrado Coração, ele  afirmou:  “Na  solenidade  do Sagrado Coração de Jesus, a liturgia  da  Igreja  concentra-se,  com adoração   e   amor   especial,   em torno  do  mistério  do  Coração  de Cristo.  Quero,  hoje,  dirigir,  juntamente convosco, o olhar dos nossos corações para o mistério desse coração. Ele falou-me desde a minha juventude. A cada ano, volto a esse mistério no ritmo litúrgico do tempo da Igreja”.
 As 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus
1ª  Promessa:
  “A  minha  bênção permanecerá  sobre  as  casas  em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração”;
2ª Promessa:
“Eu darei aos devotos  de  Meu  Coração  todas  as  graças necessárias a seu estado”;
3ª  Promessa:
  “Estabelecerei  e conservarei  a  paz  em  suas  famílias”;
4ª  Promessa:
“Eu  os  consolarei em todas as suas aflições”;
5ª Promessa:
“Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”;
6ª  Promessa:
  “Lançarei  bênçãos abundantes  sobre  os  seus  trabalhos e empreendimentos”;
7ª  Promessa:
  “Os  pecadores  encontrarão,  em  meu  Coração,  fonte inesgotável de misericórdias”;
8ª   Promessa:
  “As  almas  tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”;
9ª  Promessa:
“As  almas  fervorosas  subirão,  em  pouco  tempo,  a uma alta perfeição”;
10ª  Promessa:
“Darei  aos  sacerdotes que praticarem especialmente  essa  devoção  o  poder  de  tocar os corações mais endurecidos”;
11ª  Promessa:
  “As  pessoas  que propagarem  esta  devoção  terão  o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração”;
12ª  Promessa:
  “A  todos  os  que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.
(Texto publicado na edição 242 do Informativo Semente de União em junho de 2016)