Outubro de 2019 é Mês Missionário Extraordinário

Por que este mês de outubro é um Mês Missionário Extraordinário? Outubro é, para a Igreja Católica, o mês dedicado às missões. Em razão dos 100 anos da Carta Apostólica Maximum Illud, do papa Bento XV, o Papa Francisco proclamou outubro de 2019 como Mês Missionário Extraordinário, com o tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”.

O papa explica que o objetivo é “despertar em medida maior a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”. Trata-se de reavivar a consciência batismal do Povo de Deus em relação a missão da Igreja.

Em sua mensagem para o Dia Mundial das Missões 2019, o papa afirma que “A celebração deste mês nos ajudará, em primeiro lugar, a reencontrar o sentido missionário da nossa adesão de fé a Jesus Cristo, fé recebida como dom gratuito no Batismo. O ato pelo qual somos feitos filhos de Deus, sempre é eclesial, nunca individual: da comunhão com Deus, Pai e Filho e Espírito Santo, nasce uma vida nova partilhada com muitos outros irmãos e irmãs. E esta vida divina não é um produto para vender – não fazemos proselitismo –, mas uma riqueza para dar, comunicar, anunciar: eis o sentido da missão. Recebemos gratuitamente este dom, e gratuitamente o partilhamos (cf. Mt 10, 8), sem excluir ninguém. Deus quer que todos os homens sejam salvos, chegando ao conhecimento da verdade e à experiência da sua misericórdia por meio da Igreja, sacramento universal da salvação.” O papa encerra sua carta ao Dia Mundial das Missões renovando seu apoio às Pontíficas Obras Missionárias, desejando que o Mês Missionário Extraordinário “contribua para a renovação do seu serviço missionário ao meu ministério”

Ao final, o pontífice abençoa a todos os missionários e missionárias e a todos aqueles que de algum modo participam, em virtude do seu Batismo, na missão da Igreja. “De coração envio a minha bênção”, finaliza. Sempre celebrado no penúltimo domingo do mês, neste ano o Dia Mundial das Missões será em 20 de outubro. Os padroeiros das missões são Santa Teresinha do Menino Jesus e São Francisco Xavier.