III Dia Mundial dos Pobres

Instituído pelo papa Francisco em 2016, o “Dia Mundial dos Pobres” está marcado para 17 de novembro (domingo anterior ao da festa de Cristo Rei). O dia reservado à reflexão sobre a pobreza é fruto das celebrações do ano jubilar extraordinário da Misericórdia, que aconteceu entre dezembro de 2015 e novembro de 2016. Foi instituído naquele ano o Dia de Misericórdia, a ser celebrado no 33º domingo do Tempo Comum.

Na mensagem para este 3º Dia Mundial dos Pobres, o papa Francisco reforça o texto do salmo: “A esperança dos pobres jamais se frustrará (Sl 9, 19). Estas palavras são de incrível atualidade. Expressam uma verdade profunda, que a fé consegue gravar sobretudo no coração dos mais pobres: a esperança perdida devido às injustiças, aos sofrimentos e à precariedade da vida será restabelecida. ”

Mesmo vivendo situações de sofrimento os pobres são normalmente pessoas de esperança, não desanimam facilmente porque conseguem caminhar ancorados e firmes nas propostas anunciadas na mensagem do Evangelho do Senhor. Nas escrituras sagradas o pobre é aquele que confia no Senhor, pois tem certeza que nunca será abandonado.

O pontífice compara o tempo do salmista com os dias de hoje e pode-se verificar que a realidade atual não é muito diferente, muitas novas formas de opressão, violência e escravidão estão presentes em nossas cidades. A mensagem pode ser lida na íntegra no site oficial do Vaticano: w2.vatican.va.

Para marcar o “Dia Mundial dos Pobres”, a Igreja Particular de Vitória fará o lançamento da Campanha Arquidiocesana ‘Natal para Todos’, no próprio dia 17 de novembro, que se estende até a celebração do nascimento do Senhor.

Neste período as pessoas ficam mais sensíveis e abertas as necessidades dos outros. Nosso bispo, Dom Dario Campos, nos convida a fazermos o exercício de amenizar os sofrimentos dos pobres e diminuirmos as diferenças, até que estas atitudes se tornem um hábito entre os cristãos.

“Antes de tudo, os pobres precisam de Deus, do seu amor tornado visível por pessoas santas que vivem ao lado deles e que, na simplicidade da sua vida, exprimem e fazem emergir a força do amor cristão. […] É certo que os pobres também se aproximam de nós porque estamos a distribuir-lhes o alimento, mas aquilo de que verdadeiramente precisam ultrapassa a sopa quente ou a sanduíche que oferecemos. Precisam simplesmente de amor.” Papa Francisco

Nossa paróquia atua durante o ano inteiro em diversas Ações Sociais e para conhecimento de toda comunidade paroquial, apresentamos os grupos em atividade na paróquia, são eles:

• Pastoral do povo em situação de rua (visitas aos moradores de rua levando além alimentos e roupas, a palavra de Deus);
  • Vicentinos (atendimento às famílias carentes em bairros próximos a Praia do Canto – principalmente bairro são Benedito);
  • Obras Sociais Santa Rita de Cássia (com atendimento direto às pessoas necessitadas que procuram a paróquia, mediante verificação de veracidade do fato)
  • Costurinhas (cuja renda dos artesanatos produzidos é convertida para caridade)
  • Oficinas de Caridade e Lar Santa Rita;
  • Ambulatório Hildo Garcia (com atendimento médico e farmacêutico)

Conheça e colabore com as ações sociais desenvolvidas em nossa paróquia.