05 de Dezembro, dia da Recoleção

O dia da Recoleção é o dia do nascimento da Ordem Agostiniana Recoleta, comemorado no dia 5 de dezembro. Os Religiosos Agostinianos Recoletos são filhos da restauração católica da segunda metade do século XVI. A Recoleção nasceu em dezembro de 1588 com desejo de instaurar um estilo de vida mais austero e mais perfeito, principalmente no que corresponde as dimensões contemplativa, comunitária e apostólica da vida religiosa.

Podemos entender o que significa Recoleção a partir dos principais documentos da Ordem dos Agostinianos Recoletos, As Constituições e o Código Adicional, especialmente lendo o n° 12, onde assim está escrito: “A Recoleção é um processo ativo e dinâmico pelo qual o homem, desintegrado pela ferida do pecado e movido pela graça entra em si mesmo onde Deus o está esperando e, iluminado por Cristo, mestre interior sem o qual o Espírito Santo não instrui nem ilumina a ninguém, transcende-se a si mesmo, renovando-se segundo a imagem do homem vivo que é Cristo e encontra a paz na contemplação da Verdade. Recoleção é também espírito e exercício de oração. É finalmente, espírito de penitência e de contínua conversão, que purifica o coração para ver a Deus, e é manifestação desse mesmo espírito nas obras externas que demonstram a realidade interior”. Recoleção, portanto, é interioridade, transcendência, oração, conversão e testemunho. Aqui estão as marcas do Carisma Agostiniano Recoleto: Interioridade-contemplação: busca de Deus e de si mesmo na oração, no estudo e na meditação; Transcendência-vida comunitária: fraternidade e partilha, colocando em comum tudo que somos e temos; Apostolado-Serviço: o apostolado é outra forma de transcendência do religioso agostiniano Recoleto, isto é, tudo aquilo que ele encontra na contemplação e na Vida Fraterna, transforma em serviço e caridade em favor da Igreja e da sociedade. Os religiosos vivem essa dimensão estando disponíveis a trabalhar pelo Reino de Deus de diversas formas: por meio do Apostolado ministerial (nas paróquias); do Apostolado Educacional (nos colégios); do Apostolado missionário (nas missões); e do Apostolado Social (através das obras sociais). Aproveitemos dessa ocasião festiva para rezar pelo aumento de vocações na nossa Ordem Agostiniana Recoleta e também pelo testemunho de santidade dos Religiosos e Religiosas.