Inscrições abertas para Escola de Fé e Teologia Santo Agostinho

“Estais sempre preparados para responder a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós…” ( 1Pd 3,15 ).

A nossa Escola de Teologia agora possui um novo formato, mais acessível para você. As aulas serão somente as quartas-feiras, das 19h as 21h, com cursos bimestrais que você pode realizá-los de acordo com o seu interesse. Se inscreva. Venha conhecer esse tesouro da Igreja.

Inscrições atá 29 de fevereiro de 2020

Aula Inaugural dia 4 de março de 2020

OBJETIVO: A Teologia não pode ficar resguardada na academia teológica. É preciso torná-la uma cultura comum na Igreja. Daí a necessária formação para sua compreensão e para orientar os leigos e leigas no exercício de seus os ministérios eclesiais em todos os campos do apostolado (Cf. APOSTOLICAM ACTUOSITATEM, n. 32).

ORGANIZAÇÃO: A escola possui uma organização dinâmica e flexível. Cada módulo terá a duração de 2 (dois) meses, com 1 (um) encontro semanal, nas quartas-feiras, das 19h às 21h.  O aluno poderá participar de todos os módulos ou frequentar aqueles de maior interesse para seu aperfeiçoamento doutrinal. Quanto aos temas, a escola está organizada em 6 eixos: 1- História; 2 Bíblia: Antigo e Novo Testamento; 3- Temas teológicos fundamentais: Cristologia, eclesiologia, Trindade, Pneumatologia, Mariologia e Escatologia; 4- Espiritualidade, Liturgia e Sacramentos; 5- Moral cristã; 6- Pastoral.

CONVIDADOS A PARTICIPAR: Catequistas, ministros, agentes de pastorais e movimentos e todos que desejam conhecer mais a sua fé.

MÓDULOS DE 2020

1º – INTRODUÇÃO À TEOLOGIA (Março e abril)

Objetivo: Destacar a importância da compreensão da fé para o agir cristão, a especificidade do pensamento teológico no contexto das ciências sociais e apresentar os elementos basilares da disciplina teológica e seu percurso histórico.

2º – HISTÓRIA DA IGREJA (Maio e junho)

Objetivo: Apresentar a origem Cristianismo e sua continuidade na Igreja de Jesus, da antiguidade aos tempos atuais, a elaboração de sua doutrina nos Concílios e as tendências eclesiais ao longo dos séculos.

3º – ANTIGO TESTAMENTO I – Pentateuco e Livros Históricos  (Agosto e setembro)

Objetivo: Apresentar os gêneros literários, a estrutura e a mensagem dos livros inspirados na trajetória histórica do Povo da Antiga Aliança de Israel, da Criação à entrada na Terra Santa.

4º– ANTIGO TESTAMENTO II – Livros Sapienciais e Proféticos (Outubro e novembro)

Objetivo: Apresentar a moralidade e a piedade do povo de Deus e a expectativa do Messias Salvador.

Aproveite essa oportunidade. Venha conhecer esse tesouro da Igreja.