Batismo

A Bíblia sugere o batismo de todos, o que inclui as crianças. E ao contrário do que muitos pensam, existem alguns critérios importantes para a definição de um padrinho.

Os padrinhos devem servir como mentores do afilhado em assuntos como esperança, fé e amor e serem grandes incentivadores do desenvolvimento dos valores cristãos. Além de ser alguém com que os pais tenham um elo de confiança e amor para partilhar a vida de um ser, existem recomendações mundiais que devem ser seguidas.

Os padrinhos devem ter acima de 16 anos, serem católicos praticantes, tendo passado pelos sacramentos do batismo, da eucaristia e da crisma. Se for casado, tem que ter recebido sacramento do matrimônio, devem ainda serem capazes de assumir o compromisso de educar o afilhado (a) na fé católica.

Por fim, o batismo deve ser celebrado na Comunidade Eclesial à qual pertencem os pais ou responsáveis.

É importante também que todos saibam que existe uma preparação para esse dia tão especial. São realizados 2 encontros na Igreja Santa Rita, em 2 segundas-feiras que devem contar com a participação dos pais e dos padrinhos.

É importante que o batismo seja um sacramento escolhido pelas famílias para que se torne uma prática importante de iniciação na vida Cristã.

As inscrições para o batismo acontecem aos domingos, após a missa das 9h, exceto em comemorações especiais, no anexo da Igreja e toda 2ª segunda-feira do mês. Devem ser feitas no mês que antecede ao batismo. É necessário a cópia simples da certidão de nascimento para inscrição.

Confira o calendário 2019