Catequese

A catequese infantil é o primeiro momento da criança com a doutrina da igreja, quando começa aprender sobre a história de Jesus, a Sagrada Escritura e se prepara para receber o sacramento da Primeira Eucaristia.

Na Paróquia Santa Rita de Cássia, a catequese infantil dura três anos, e a partir dos oito anos a criança já pode participar. Os encontros são semanais e há turmas de terça a sexta-feira, de manhã e à noite, e aos sábados sempre pela manhã.

A mesma catequista acompanha a turma durante esse tempo, por isso, é importante que no momento da inscrição os responsáveis busquem o melhor horário para os próximos anos, evitando assim mudar a criança de turma no meio da catequese.

Desvinculando a catequese do período escolar, o ano catequético começa em agosto, com inscrições em julho. Com a nova metodologia de catequese, a criança interage mais e a catequização é melhor aproveitada.

Os encontros não acabam após a Primeira Comunhão. A igreja, dentro da proposta catecumenal, dá continuidade aos encontros após a celebração da Eucaristia, com momentos para partilha e vivência do tempo da mistagogia, que é o aprofundamento nos mistérios de Cristo.

A coordenadora da Catequese da paróquia, Maria Amelia Carrera, nos diz que é o tempo de viver a Eucaristia. “Antes fazia-se a primeira comunhão e parecia que acabava. Mas não! A primeira Eucaristia é só o começo de uma vida de maior intimidade com Jesus. Ao final destes encontros vamos fazer o envio missionário das crianças para Perseverança, Pastoral do Adolescentes e Coroinha”.

Jesus é sempre a melhor escolha, e a Primeira Comunhão é apenas mais uma etapa no nosso constante encontro com Cristo!