ECC – Encontro de Casais com Cristo

“O Encontro de Casais com Cristo – ECC – é um serviço da igreja, em favor da evangelização das famílias, que procura construir o Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e principalmente com Cristo, tendo uma visão do que é “ser Igreja hoje” e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social.” (Documento Nacional)

O ECC teve origem em 1970, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Vila Pompéia, em São Paulo/SP, por iniciativa do Pe. Alfonso Pastore e hoje é uma realidade no Brasil inteiro, de norte a sul, de leste a oeste, estando presente e atuando em aproximadamente 150 (Arqui)Dioceses.

Na Exortação apostólica pós-sinodal  Amoris Laetitia o Papa Francisco cita o que deve ser o trabalho do Encontro de Casais: “Há também um apoio pastoral que se verifica nos grupos de casais, seja eles de serviço ou de missão, de oração, de formação ou de mútua ajuda. Estes grupos proporcionam a ocasião de dar, de viver a abertura da família aos outros, de partilhar a fé, mas ao mesmo tempo são um meio para fortalecer os cônjuges a fazê-los crescer.” (n° 229)

Como “serviço da igreja” o ECC está inserido na Pastoral Familiar, sem necessariamente ser subordinado a esta pastoral, mas colaborando para evangelização das famílias e despertando os casais para participação nas atividades pastorais da paróquia, seja na Pastoral Familiar ou outras pastorais, movimentos e serviços da Igreja. O ECC não tem como finalidade manter os casais apenas para trabalhar nos encontros, e sim motivá-los a viver uma vida familiar cristã, sendo “Sal e Luz” no mundo atual.

O ECC foi idealizado pelo Pe. Alfonso Pastore para ser desenvolvido em três etapas. A 1ª etapa, o “Encontro”, evangelizador e missionário, é o despertar, é o chamamento aos casais afastados da igreja. A 2ª etapa, o “Reencontro”, catequético, é o aprofundamento, para casais engajados ou que desejam se engajar. A 3ª etapa, o “Compromisso”, transformador, é para os que buscam mudar as estruturas injustas de nossa sociedade. A organização da 1ª etapa é a nível paroquial, da 2ª etapa é por setor e a 3ª etapa por área.

Em nossa paróquia a equipe dirigente do ECC 1ª etapa é composta por cinco casais e pelo diretor espiritual. Um casal é responsável pelas Fichas dos casais que irão vivenciar o encontro, outro é responsável pela Montagem das equipes de trabalho do ECC, outro pelas Palestras, outro pelas Finanças e o último pelas reuniões de Pós-encontro.

O Encontro de Casais com Cristo está na 65ª edição, atualmente com um encontro por ano, mas por muito tempo a paróquia fez dois encontros anuais. Cada encontro recebe em média 35 casais por encontro. A equipe dirigente do ECC promove uma reunião mensal para casais, inclusive os que ainda não vivenciaram o encontro. As reuniões de Pós-encontro do ECC acontecem na última terça-feira de cada mês no auditório, 3º andar do anexo da Igreja.