Obras Sociais Santa Rita de Cássia

Muitos paroquianos ainda não sabem, mas há quase dois anos a Paróquia Santa Rita de Cássia conta com um trabalho voltado para atender as urgências da dimensão social da paróquia: as Obras Sociais Santa Rita de Cássia. Criado em maio de 2016, o movimento faz parte do Projeto de Vida e Missão da Província Santa Rita de Cássia, da Ordem dos Agostinianos Recoletos, cujo objetivo geral é renovar a vocação agostiniana recoleta e revitalizar com alegria as comunidades, sendo presença evangélica em nossos ministérios.

Funcionando ainda com uma equipe pequena, de cinco pessoas, o trabalho realizado pelas Obras Sociais Santa Rita se diferencia dos demais por ser de atuação pontual às pessoas que buscam a igreja para conseguir ajuda imediata. Na maioria das vezes a necessidade é financeira, mas há vários tipos de ajuda, como cesta básica, fraldas geriátricas, roupas e orientações.

Célia Malacarne, integrante da equipe, dá exemplos do que já foi realizado até o momento. “Nós damos cestas básicas quando percebemos que a pessoa realmente precisa. Mas nosso objetivo não é “sustentar” por muito tempo a pessoa, e sim ajudar de forma emergencial até que consiga se manter. O legal é que a pessoa quando se restabelece nos avisa que conseguiu e que podemos passar a cesta para outro”.

Madalena Duque, que também ajuda nas Obras, relata que uma vez um angolano entrou em contato com a paróquia porque precisava regularizar sua situação no país. “Nós o orientamos e ajudamos a se acertar, demos a assistência que precisou inicialmente e pronto. Nosso serviço é assim: ajudar as urgências.”

São atendidos os mais diversos casos: pais com filhos necessitando de comida; mães com a conta de luz vencida; pessoas que querem voltar à sua terra de origem, casal com bebê que nasceu na rua; estrangeiros sem documentação, entre outros. Mas a ajuda não é na hora. Para conseguir o auxílio da paróquia, a pessoa passa por uma entrevista, e as informações são analisadas para verificar sua veracidade, para então efetivar ou não a ajuda.

Em um ano e meio, quase 50 pessoas foram ajudadas pelas Obras Sociais Santa Rita. E embora tenha sido feita muita diferença na vida dos que foram ajudados, a equipe sabe que precisa aumentar esse número. Para isso, é necessário a colaboração de mais pessoas. Seja para fazer parte da equipe, seja para doar roupas, comida, fraldas descartáveis/ geriátricas, e até dinheiro.

Atualmente, todo o recurso para o trabalho realizado vem da renda do Bazar Santa Rita de Cássia, que acontece no anexo da igreja, nos meses de abril, maio e agosto. Quando o valor arrecadado não é suficiente, recorre-se ao dízimo da paróquia, pois este contempla atuar na dimensão social, missionária, religiosa e eclesial da paróquia. Quer ajudar? Entre em contato com a secretaria paroquial e coloque-se à disposição. Você pode fazer a diferença na vida das pessoas.