PASCOM

A Pastoral da Comunicação (PASCOM) é um conjunto de ações realizadas dentro de uma comunidade eclesial. Ela não é uma pastoral a mais no universo das pastorais de uma paróquia, mas aquela que integra todas as demais. É a pastoral do ser e estar em comunhão com a comunidade. A palavra “pastoral” está ligada aos verbos “apascentar”, “pastorear”, o pastor é aquele que guia e conduz seu rebanho. Unida ao Bom Pastor, que é Jesus, a pastoral da comunicação deve favorecer a integração entre as atividades da paróquia, dinamizando e tornando conhecidas as várias formas de expressão das comunidades eclesiais de base.

Dentre as características da Pascom e sua abrangência pode-se destacar a necessidade de colocar-se a serviço de todas as pastorais para dinamizar suas ações comunicativas; ser elo de integração entre as pastorais, movimentos e atividades da paróquia, ajudando na capacitação dos agentes quanto à comunicação e divulgação de suas ações. A pastoral também deve favorecer o diálogo entre a igreja e os meios de comunicação, nas mídias impressas e digitais.

O trabalho da pastoral não é realizado apenas por leigos ou profissionais da área de comunicação social, a participação dos bispos, presbíteros e leigos consagrados é muito importante para efetiva ação das atividades comunicacionais da paróquia e também das dioceses.

Em nossa paróquia a Pascom teve inicio no final do ano de 2013 e sua primeira atividade foi reformular a capa da edição de dezembro e participar na elaboração de algumas matérias do Informativo Semente de União. Aos poucos todo o informativo foi reformulado e ganhou novo layout, com mudança na marca e nas cores. O incentivador da criação da Pascom na paróquia foi o então pároco frei Toninho, com convites nas missas para que profissionais da área de comunicação como jornalistas e publicitários formassem uma equipe que seria responsável primeiramente pela edição do informativo paroquial. As ações da pastoral foram crescendo e hoje, além do jornal, também é responsável por um site e páginas no Facebook e Instagram. Quando convidada a equipe também faz a cobertura fotográfica dos eventos na matriz e nas comunidades.

As reuniões da pastoral acontecem na 1ª segunda-feira de cada mês, na sala 113, 1°andar do anexo da Igreja Santa Rita de Cássia.

Contato: comunicacao.psrc@gmail.com