Pastoral da Saúde

A Pastoral da Saúde é a ação evangelizadora do povo de Deus, comprometido em promover, preservar, defender, cuidar e celebrar a vida, tornando presente no mundo de hoje a ação libertadora de Cristo na área da saúde. Tem como objetivo evangelizar o mundo da saúde, principalmente os pobres e enfermos, participando da construção de uma sociedade justa e solidária a serviço da vida. É de extrema importância a integração da Igreja e da sociedade para que o povo tenha mais saúde por meio do exercício da cidadania, e nessa tarefa o agente de pastoral da saúde tem um papel importante.

A Pastoral da Saúde é uma das mais antigas pastorais da igreja, com um trabalho de mais de 20 anos. Segundo a coordenadora, Inaiá Lúcia da Silva, muitas gerações e famílias já participaram. Atualmente, um grupo de 11 pessoas participa das atividades realizadas pelo grupo.

O serviço da pastoral tem base em três pilares: institucional, que visa à vigilância dos doentes dentro dos hospitais; solidário, no trabalho de prevenção de doenças, e comunitário, com foco na visitação e atendimento dos enfermos. Os atendimentos são realizados semanalmente para os pacientes cadastrados pela pastoral, em visitas domiciliares e hospitalares .

Os hospitais são o Centro Integrado de Atenção à Saúde (Cias) e o Hospital Santa Rita, ambos em Vitória. Inaiá reforça que as atividades realizadas não são apenas um ato solidário isolado. “Levar a palavra de Jesus para as pessoas traz uma felicidade enorme. É uma verdadeira humanização do doente”.

A pastoral realiza atividades durante todo o ano. No dia 19 de agosto, quando é comemorado o Dia de Santo Ezequiel Moreno, o santo dos doentes cancerosos, acontece uma missa comemorativa. Já no dia 18 de outubro, em que se comemora o Dia Nacional do Médico, os profissionais são convidados de forma carinhosa a participarem da celebração, que conta com uma benção especial. A pastoral ainda é responsável pela missa mensal em favor dos enfermos, todo o dia 22 às 15h, na matriz, presidida por frei Cassiano.

Os encontros de formação acontecem todos os meses na igreja, e constam na programação anual da paróquia, contando com a presença do pároco, frei Agostinho. Nesse momento são discutidas novas ações e trabalhos.

Toda a comunidade é convidada a participar da Pastoral, que realiza um serviço solidário e extremamente agregador.

A coordenadora Inaiá finaliza: “as agentes se sentem muito gratificadas de levar Jesus às pessoas que não têm condições. É uma oportunidade de levar Jesus àqueles que precisam”. Mais informações sobre a Pastoral da Saúde podem ser obtidas na secretaria paroquial.