RCC – Renovação Carismática Católica

O grupo de oração Vida Nova, da Renovação Carismática Católica (RCC), teve início no final do ano de 1977 por iniciativa de Frei Romualdo junto com três adolescentes da paróquia Santa Rita de Cássia. Na ocasião ainda se tinha pouco conhecimento do que significava. Por isso, esses jovens foram junto com frei Romualdo ao Rio de Janeiro fazer uma experiência de oração e entender o real significado desse novo movimento da Igreja.

O grupo de oração da RCC é uma comunidade carismática presente numa diocese, paróquia, capela, colégio ou universidade, que cultiva a oração, a partilha, e todos os outros aspectos da vivência do Evangelho, a partir da experiência do batismo no Espírito Santo. Denise Giestas Ferreira, coordenadora, explica que “o Grupo de Oração Vida Nova é uma comunidade carismática da RCC, que vivencia o Pentecostes pessoal, a partir da experiência do batismo no Espírito Santo”. Ela afirma que a paróquia Santa Rita de Cássia foi fundamental para a divulgação da RCC no estado e isso fez com que o grupo de oração crescesse rapidamente.

Atualmente, o RCC é composto por um núcleo de serviço que coordena todas as reuniões. São formados vários ministérios por servos que já fizeram Seminário de Vida no Espírito Santo e experiência de oração, como ministério para as crianças, ministério por cura e libertação, ministério de promoção humana, ministério de música, ministério de intercessão, ministério das famílias, ministério jovem.

No grupo de oração ocorre um processo de renovação espiritual, que transforma a vida pessoal do cristão e todos os seus relacionamentos com Deus, com a família, com a Igreja e a comunidade. Denise reforça que “o objetivo é levar os participantes a experimentar o Pentecostes pessoal, a crescer e chegar à maturidade da vida cristã plena do Espírito”. Além disso, o Grupo de RCC da Igreja Santa Rita é privilegiado, “temos o prazer de ter a presidente nacional da RCC, Kátia Zavaris, como membro do nosso grupo de oração”.

Este ano se comemora 40 anos da fundação do grupo de oração Vida Nova e em 2019 comemoraremos 50 anos da Renovação Carismática no Brasil. A cada ano seguimos um tema, direcionados pelo Espírito Santo. O tema do ano 2018 é “Eis que estou à porta e bato” (Ap 3,20).

Os encontros acontecem toda segunda-feira, às 19h30 – logo após a missa. Todos são convidados a participar. Neles acontecem o que se chama de ciclo carismático, que é composto por cinco elementos: Oração, Louvor (cânticos ou preces), Orações em línguas, Momento de silêncio, Profecia e Resposta à palavra dirigida pelo Senhor, com exultante louvor.