Santa Mônica

Endereço: Rua José Teixeira, 1011 – Santa Lúcia – Vitória/ES – CEP 29055-290

A Comunidade Santa Mônica nasceu a partir dos Encontros de Círculos Bíblicos, em preparação ao 13° Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Vitória, em agosto de 1996. No último encontro desses Círculos Bíblicos, Frei Nicolau, recém-chegado à Paróquia Santa Rita de Cássia, presidiu a Celebração Eucarística, no salão de festas do Edifício Constance, com a participação de pessoas do Bairro Santa Lúcia e, por inspiração Divina, sugeriu que formássemos uma Comunidade no Bairro. Durante o ano de 1997, continuamos nos reunindo com os Círculos Bíblicos e houve Missões Populares, sendo missionárias pessoas da Matriz e pessoas do próprio Bairro Santa Lúcia, que faziam parte de Pastorais da Matriz. Em 30 de agosto de 1998, foi presidida, por Frei Nicolau, a 1º Celebração Eucarística da Comunidade no Centro de Convenções de Vitória, localizado no Bairro Santa Lúcia. A partir dessa data, passamos a celebrar a Eucaristia, nem todo mês, no Colégio Porto Seguro, cedido, generosamente, por sua diretora, senhora Gláucia Baião, a pedido de sua mãe, nossa saudosa D. Yeda Baião.

Em outubro de 1998, houve novamente Missões Populares, sendo Missionárias pessoas da própria Comunidade Santa Monica. Em 1999, incentivados por nossa salmista Janete, passamos a celebrar todos os domingos, às 18:00h, sendo o 4º domingo reservado para a Celebração Eucarística. Em 07 de agosto de 2000, no Anexo da Matriz, com a presença de Frei Nicolau e pessoas do Bairro Santa Lúcia, a Comunidade Santa Mônica foi formalmente constituída quando foi eleita para coordená-la, a Sra. Elenir da Penha Bertoldi Ribeiro. Em janeiro de 2001, o Colégio Porto Seguro mudou de proprietário e passamos a celebrar na garagem da família do Sr. Padilha e D. Zélia. Em fevereiro de 2001, solicitamos da diretora do Colégio Geração, a Senhora Marisa Amaral, filha de D. Yolanda, da Comunidade e ex-diretora aposentada desse colégio, o seu espaço, que foi generosamente cedido e onde celebramos até 05 de maio de 2013, todos os domingos, à Rua Constante Sodré, nº 485, no Bairro Santa Lúcia. Em novembro de 2001, na Assembleia Paroquial, foram eleitos os coordenadores das pastorais que já existiam na comunidade, formando assim o 1º Conselho da Comunidade. Um momento importante foi, em 29 de dezembro de 2005, a assinatura do contrato de COMPROMISSO DE COMPRA E VENDA do terreno da Comunidade, situado à Rua José Teixeira, 1011 – Santa Lúcia-Vitória- ES – CEP 29055-290, dos herdeiros de D. Adda Saad, com um sinal de R$30.000,00. O valor total da compra do terreno, incluindo algumas despesas com impostos, foi de R$ 360.000,00. A assinatura desse documento, por Frei Nicolau, teve a orientação do advogado Dr. Ronaldo Loureiro, da Matriz e do Corretor de Imóvel, Luiz Felipe Schneider de Pinho, filho de Déa e Luiz Otávio, membros da Comunidade, estando presentes Angela Terra, Elenir e o procurador dos herdeiros. Dr. Ronaldo e Luiz Felipe doaram seus serviços profissionais.

A compra do terreno contou sempre a presença e o apoio do Frei Nicolau. Tanto a compra e a construção de todo espaço hoje existente obtiveram sempre grandes esforços da Comunidade com realização de festas juninas e rifas, contando com a generosidade de muitos amigos e amigas que frequentam a Paróquia Santa Rita de Cássia. Assim também, como doações em dinheiro por pessoas, doações de empresas, doações de projetos, doações de mão de obra e serviços profissionais. Foram também doados vários tipos de materiais para obra. Alguns foram conseguidos com descontos e a preço de atacado (como as portas em madeira maciça).

Em 12 de maio de 2013, com as bênçãos de Deus, em clima de grande alegria, com a presença de toda a comunidade e visitantes inauguramos o nosso próprio espaço. Iniciamos a Celebração na Escola Geração, agradecendo a Senhora Marisa Amaral e em procissão chegamos à Comunidade para celebrarmos a Santa Eucaristia, presidida por Frei Toninho, nosso Pároco.

Nos 16 anos de nossa Comunidade tivemos a Visita Pastoral de três Bispos: Dom Odilon, que nos encorajou a prosseguirmos com a Comunidade e que teríamos um longo caminho até obtermos o nosso espaço. Sua visita aconteceu no Colégio Porto Seguro em 2002; Dom Luiz Mançilla Vilella que em 2009 abençoou o Colégio Geração, visitou pessoas doentes que recebiam a Sagrada Comunhão em casa e conheceu o terreno da Comunidade nos incentivando a levarmos o projeto da obra, já em andamento. E, em 2013, semana antes da inauguração recebemos a visita de Dom Vladimir.

Durante todos esses anos de História da Comunidade Santa Mônica sempre houve e continua acontecendo muitos gestos concretos de solidariedade em favor dos irmãos e irmãs.

Este resumo foi tirado dos escritos elaborado pela Sra. Elenir da Penha Bertoldi Ribeiro, que ficou à frente da coordenação da Comunidade Santa Mônica até outubro de 2014. A partir desta data a coordenação da Comunidade passou para Sra. Déa Schneider de Pinho.

A data Comemorativa de Nossa Padroeira Santa Mônica é festejada em 27 de Agosto.

“Que Santa Mônica continue intercedendo por todos nós e nossas famílias.”

Atividades semanais

PASTORAL – MOVIMENTO DIA HORA LOCAL