Vicentinos

A Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) é uma organização católica internacional de leigos. Fundada em Paris, em 1833, por Antonio Frederico Ozanam e seus companheiros, é vinculada aos movimentos das igrejas, estando voltada primordialmente para a caridade, razão pela qual o seu patrono é São Vicente de Paulo. Em Vitória, a Conferência Jesus Cristo Rei SSVP foi fundada em 1984 e, desde então, desenvolve trabalhos de atendimento às famílias mais carentes da comunidade do bairro São Benedito, que pertence à paróquia. São famílias vivendo em condições precárias. A maioria é chefiada por mulheres com muitos filhos e que foram abandonadas por seus companheiros, ou são viúvas precoces.

O trabalho Vicentino se dá na forma de visitas Faça parte da Sociedade São Vicente de Paulo aos lares das famílias mais carentes, com o objetivo de levar carinho e conforto espiritual e material, mas com a finalidade primordial de promoção destas famílias a uma vida mais digna. Os recursos obtidos para as ações são através de doações dos confrades coletadas nas reuniões, bem como recursos externos.

Atividades – Os Vicentinos se reúnem às segundas-feiras, às 19h30, na sala 117 do anexo da Igreja Santa Rita de Cássia. Nessas reuniões, são discutidas as ações realizadas e a realizar com relação às famílias assistidas e outras necessidades da comunidade São Benedito. No primeiro sábado de cada mês, acontece a reunião com as famílias assistidas em São Benedito. Este é o momento de fazer as visitas programadas e de entregar as cestas básicas para as famílias. Para essa reunião, a saída acontece às 9h da manhã, da porta da Igreja Santa Rita.

Relatório de Atividades 2017

Em 2017, comemorou-se em todo o mundo o 400º aniversário do carisma vicentino – que está presente em nossa paróquia por meio da Conferência Jesus Cristo Rei da Sociedade São Vicente de Paulo. Nesse ano, os vicentinos realizaram 11 reuniões com as famílias assistidas no morro São Benedito. Em média, 20 famílias são assistidas por mês nessas reuniões. Ao todo, foram doadas 240 cestas de alimentos, adquiridos com recursos próprios dos vicentinos e por doações diversas.

Também foram realizadas visitas domiciliares a 21 famílias, procurando levar conforto espiritual, afeto e identificação de possíveis situações problemáticas. Outras ações junto às famílias são de orientação para obter benefícios governamentais, regularizar documentos e se cadastrar na Agência do Trabalhador, entre outras.

Os vicentinos mantém contatos com diversas instituições com o objetivo de contribuir para a retirada das famílias da situação de pobreza. Uma dessas ações foi estimular sete adolescentes a participar dos programas desenvolvidos pelo Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador (CESAM).

Atualmente, o grupo é composto por 18 membros, leigos missionários, de adesão voluntária, espontânea, verdadeira e desinteressada, que atuam na região das paróquias Santa Rita de Cássia e Santa Tereza de Calcutá. É uma comunidade de fé, de oração e de esperança, que professa a fé católica e não hesita em atender as necessidades do próximo e mobilizar todos os recursos disponíveis em benefício das famílias assistidas. Se você sentiu-se chamado para auxiliar o próximo, procure os vicentinos! As reuniões acontecem às segundas-feiras, às 19h30, no anexo da igreja Santa Rita.