História

Já são mais de 85 anos de fundação da Paróquia Santa Rita de Cássia, na Praia do Canto, em Vitória (ES). Na época, existia o ensejo da comunidade de ter uma paróquia na região da Praia Comprida, como era conhecida a localidade antes de se formar o bairro de Praia do Canto.

Assim, para atender a necessidade da população, o bispo diocesano na época, Dom Luiz Scortegagna, criou a paróquia Santa Rita de Cássia, da Praia Comprida, desmembrada da Paróquia Nossa Senhora da Prainha, de Vitória, e entregou aos cuidados dos padres Agostinianos, tendo como primeiro vigário frei David Arias. (Livro de Tombo nº1 da Paróquia de Santa Rita de Cássia)

A paróquia Santa Rita de Cássia, de Vitória (ES) é uma das comunidades acolhidas pelos frades da Província Santa Rita de Cássia, da Ordem dos Agostinianos Recoletos (OAR).

Fundada em 4 de maio de 1935, a paróquia construiu sua história sempre pautada em levar a cada dia a esperança, o amor e a missão agostiniana para todos os fiéis, glorificando o Senhor pela jornada, na busca constante pelo acolhimento dos irmãos em Cristo, fortalecendo a fé de cada coração que chega até ela.

Nessas décadas de história, não há dúvida de que Deus tem guiado e fortalecido os frades agostinianos, para que continuem firmes em seu trabalho, atuando forte e praticando os ensinamentos deixados por Jesus e Nossa Senhora, Virgem Santíssima.

Que a inspiração de Santa Rita, padroeira desta paróquia, sempre nos oriente na prática do bem e do engajamento comunitário. Conhecida e muito amada por fomentar a fé e interceder pelas causas impossíveis, nutriu durante sua vida muita dedicação às orações, penitências e preocupação em manter a chama da fé forte e acesa por onde passava. Que esta luz sempre faça morada em nossos corações!