Sacramentos

A Igreja Católica tem como premissa 7 (sete) sacramentos que são a Eucaristia, a Penitência, a Ordem, A Unção dos Enfermos, o Matrimônio, o Crisma e o Batismo. O sacramento católico é um ato ritual de orientação aos fiéis para que recebam e vivam segundo a graça de Deus. E é por meio destes que somos regenerados, perdoados e fortalecidas na fé em Cristo. Atuam como marcos na vida cristã, sendo divididos em (3) três categorias:

• Sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Eucaristia e Crisma
  • Sacramentos da Cura: Penitência e Unção dos Enfermos
  • Sacramentos ao Serviço da Comunhão e Missão: Ordem e Matrimônio

Eucaristia

É antes de tudo um ato de louvor receber em seu corpo o amor de Cristo, pela hóstia que representa seu sacrifício de sangue por nós para nossa absolvição de pecados. Necessário se preparar para comungar em graça com Deus, sendo importante estar arrependido e vivendo de acordo para que esteja digno de sentir tal benção.

Penitência

Na penitência, os fiéis ficam dispostos a confessar seus pecados ao sacerdote, tendo como premissa o arrependimento e intenção de buscar a atender as medidas de correção dadas em busca de sua absolvição. É por meio da confissão individual e pela absolvição que o fiel, consciente de pecado independente da gravidade, reconcilia-se com Deus e com a Igreja.

Ordem

As ordens são o episcopado (bispo), o presbiterado (padre) e o diaconato (diácono). É por este sacramento, que homens com mais de 25 anos e livres, se dispõem a dedicar a sua vida em prol da vocação divina entre os fiéis. São constituídos ministros sagrados que, segundo o grau de cada um, representem o povo de Deus, em nome de Cristo com a responsabilidade de ensinar, santificar e reger, tendo como premissa sempre o fortalecimento da fé nas comunidades em que atua.

Unção dos Enfermos

A unção dos doentes será oferecida ao fiel que se encontrar em perigo iminente de morte, estando no uso da razão ou que tenha manifestado esta vontade anteriormente. Em caso de dúvida, pelo bem do doente, deve-se administrar a unção. O sacramento pode se repetir se o fiel doente, depois de ter se recuperado, recair em doença grave em outra fase ou se, durante a mesma enfermidade, aumentar o risco de sua partida.

Matrimônio

É o sacramento que une o homem e a mulher, batizados, para que possam construir baseados nas leis de Cristo, sua família, sempre nos preceitos de aliança, união, independente dos momentos de alegria e desconfortos para que possam juntos ser apenas um pelo bem como casal e também pela educação dos filhos na fé cristã.

Crisma

Quando criança, somos batizados e nossos compromissos diante da fé são assumidos pelos nossos pais e padrinhos porque não temos condições como crianças de internalizar tal responsabilidade. Assim, a crisma vem para confirmar nossos votos de fé e nos tornar adultos perante a comunidade, porque passamos a ser responsáveis pelos nossos atos e nosso compromisso com a fé cristã.

Batismo

O batismo é o primeiro sacramento e a partir deste momento, somos iniciados no caminho da fé e libertos do pecado original. As crianças que serão batizadas devem ter seus pais e padrinhos devidamente instruídos sobre o significado do batismo, bem como quais são as obrigações que assumem perante Deus e a Igreja, para guiar a criança em sua jornada na vida cristã. Os adultos que também nutrirem vontade de ser iniciados em sua vida cristã, podem ser batizados. É importante que tenham consciência das verdades sobre a fé e sobre os compromissos cristãos que passam a assumir, sendo orientados a se arrepender de seus pecados.