Pastoral do Povo de Rua apresenta as atividades realizadas ano passado

Neste início de ano, a Pastoral do Povo de Rua da Paróquia Santa Rita de Cássia apresentou os resultados das ações realizadas em 2022. Foi um ano de muito trabalho e dedicação, e ao analisar os dados do relatório, sentimos claramente a mensagem de Jesus, e lema da Campanha da Fraternidade de 2023, presente na pastoral: “Dá-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14, 16).

Acompanhe abaixo um pouco das atividades e funcionamento do trabalho realizado pela Pastoral do Povo de Rua, e descubra de que forma você pode ajudar!

A Pastoral

“Nosso objetivo é alimentar física e espiritualmente os nossos irmãos, hoje moradores de rua, que passam fome em nossa cidade e principalmente oferecer a eles uma oportunidade de sair das ruas e ir para tratamento em comunidades terapêuticas.”

Fundada em 2016, a Pastoral do Povo de Rua da Paróquia Santa Rita de Cássia é coordenada por Rodrigo Gomes Carvalho. Atualmente, 117 paroquianos fazem parte da pastoral, e a comunicação e dinâmica de atuação se dá através de um grupo de WhatsApp. Dessa forma, todos os integrantes recebem as informações sobre saídas, necessidades e demais ações organizadas pela pastoral, e os trabalhos são divididos entre os participantes.

Saídas para o encontro

A equipe da pastoral sai duas vezes por semana para conversar com pessoas em situação de rua, oferecendo alimento – marmita ou lanche, dependendo do dia semana – passando mensagens de evangelização e convidando-as a terem uma vida mais digna. Ao longo do ano, foram entregues aproximadamente 5 mil marmitas e quase 4 mil lanches.

Às quintas-feiras, são entregues também doações de roupas, sapatos, bíblias, terços, kits de higiene e outros itens. Nesse dia, as pessoas que demonstram interesse em sair da rua e, caso precisem, iniciar tratamento, são convidadas para um café da manhã na segunda-feira seguinte, no Centro Pastoral Frei Cândido.

Café com a Pastoral

Nesse momento – quando são servidos café, suco, pão, manteiga, queijo e mortadela – acontece uma conversa mais aprofundada. Assim, é possível conhecer a história desse irmão que foi parar na rua e de sua família e apresentar as possibilidades de tratamento.

Encaminhamento para tratamento

Quando a pessoa aceita internar-se para tratamento, ela é encaminhada para comunidades terapêuticas de orientação católica, com comprovado resultado de suas ações e alinhamento ao trabalho da Pastoral do Povo de Rua.

Após o encaminhamento, a Pastoral do Povo de Rua continua em contato tanto com a pessoa quanto com sua família, estimulando-a a perseverar no tratamento. Em 2022, foram atendidas 26 pessoas que queriam sair das ruas ou fazer para tratamento. Dessas, sete permaneciam internadas no fim do ano e quatro retornaram para suas famílias.

Contato com as famílias

Desde a primeira conversa no café da manhã, os agentes da pastoral buscam contato com a família da pessoa em situação de rua para conhecer como são as relações familiares, suas dinâmicas e as histórias de vida dessas pessoas, que são extremamente importantes para poder ajudá-las integralmente.

Essa relação da pastoral com as famílias é um importante elo para a restauração dessa relação e é mantida mesmo quando a pessoa desiste do tratamento. No fim do ano, 20 famílias estavam sendo acompanhadas, recebendo atenção e itens básicos.

Outras ações

Ao longo do ano, sempre que necessário, a Pastoral do Povo de Rua realiza outras ações de atendimento às pessoas necessitadas, como acompanhamento no tratamento de saúde, em casos que precisem de acesso aos serviços de saúde de forma efetiva.

E, embora não seja objetivo da pastoral, a equipe também está começando a realizar ações de cidadania. A ideia é obter segunda via de documentos e, assim, possibilitar consultas médicas e internações, tão necessárias a essas pessoas que têm até esse acesso básico à cidadania roubado ou extraviado.

A pastoral também realizou ações pontuais: dois jantares (um por ocasião do dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, em agosto, e um jantar de final de ano em dezembro) e uma ação de corte de cabelo – uma forma de elevar a autoestima, estimular os cuidados pessoais e, assim, resgatar a dignidade.

Como colaborar

Além das atividades desempenhadas pelos seus agentes, as ações da Pastoral do Poço de Rua têm a colaboração do Centro de Apoio Agostiniano, do Ambulatório e Farmácia Dr. Hildo Garcia e do Bazar da Igreja Santa Rita, além de várias pessoas, empresas e instituições que contribuem de várias formas – seja prestando serviços, de forma financeira, ou com a doação de alimentos, roupas e itens de higiene. Um exemplo foi na Festa de Santa Rita do ano passado, quando foi montada pela primeira vez a Barraca da Solidariedade, com a arrecadação de 724 itens de vestuário.

Um aspecto que é importante ressaltar é que o tratamento nas comunidades terapêuticas representa um custo mensal que as famílias normalmente não podem arcar. Hoje, 10 pessoas estão internadas voluntariamente em diversas instituições e têm seu tratamento custeado pela pastoral, que os acolheu.

Se tiver interesse em participar ou colaborar com as ações da Pastoral do Povo de Rua, envie e-mail com seu nome e telefone para povoderua.psrc@gmail.com que alguém da pastoral entrará em contato. Sua ajuda será muito bem-vinda e fará diferença na vida dos irmãos atendidos.